Ervas de Iemanjá

Início » Ervas de Iemanjá

Se você não conhece as melhores ervas de Iemanjá na Umbanda está no local certo. Vamos mostrar para você quais são as mais poderosas para diferentes finalidades.

Se procura algumas para banhos de limpeza e descarrego, para purificações e para defumação está no local certo.

Temos todas elas divididas em categorias com a sua finalidade e ainda mostramos como usar cada uma delas de maneira bastante eficiente. Então, sem mais demoras, veja todas as ervas espirituais e todos os seus benefícios na Umbanda.

Quais são as ervas de Iemanjá?

Lavanda
Lavanda

Mãe Iemanjá talvez seja o Orixá mais conhecido na Umbanda. Comemoramos o seu dia em 02 de fevereiro, mas as festas aqui em São Paulo acontecem no dia 04 de dezembro, assim comemoramos todas as Yabás (mães).

Mãe de todos nós, responsável pela fertilização, harmonia no lar, amor, paz e prosperidade.

Vou falar sobre as ervas de Mãe Iemanjá. Mas gostaria de deixar claro que todo Orixá pode usar qualquer erva que precisar para ajudar um consulente, ainda que está erva não seja do seu “ domínio”, assim como as velas, os Orixás dividem e fazem uso do que for melhor para ajudar o próximo.

Ervas para banhos de limpeza, descarrego e purificação: 

  • Alcaparreira-Galeata;
  • Altéia-Malvarisco;
  • Araticum-de-areia – Malolô;
  • Coco-de-iri;
  • Erva de Santa Luzia;
  • Graviola-Corosol;
  • Malva Branca;
  • Unha de vaca.

Ervas para banhos de purificação de pensamentos e abertura de caminhos:

  • Jasmim;
  • Anis;
  • Aracá-da-praia;
  • Rosas brancas;
  • Lavanda;
  • Camélia;
  • Guabiraba anis.

Hortelã: serve para atrair energia positiva e aceitação

Perfume de Alfazema: serve para afastar más energias, além de ser um banho energético e purificador

Pata de vaca: serve para uma profunda limpeza espiritual, abrir caminho e recarregar com energia positiva.

Melhores ervas de Iemanjá para assentamento

ervas de Iemanjá para assentamento
Trapoeraba azul – Marianinha

Se deseja realizar um assentamento tem de utilizar as ervas corretas, caso contrário ele simplesmente não vai funcionar.

A erva indicada é a Trapoeraba azul, também conhecida como Marianinha.

  • Trapoeraba azul – Marianinha: esta erva além de ser muito usada em assentamentos para Mãe Iemanjá, ainda é usada em todas as obrigações de cabeça do filho deste Orixá, amáci, entregas, banhos de purificação e limpeza.

No assentamento pode se pedir qualquer outro tipo de erva para Mãe Iemanjá. Disto vai depender das necessidades e finalidades, ás vezes nenhuma erva é pedida, apenas o banho de purificação e as entregas.

Melhores ervas de Iemanjá para banho

Ervas para banhos teremos muitas, tal como todas que foram mencionadas logo acima, neste mesmo artigo. Porém, o mais comum é fazer banho de rosas brancas, que pode ser feito de duas formas:

Receita 1:

  1. Ferve-se a água;
  2. Desliga o fogo e coloca as pétalas na água fervida e cobre com um pano branco;
  3. Deixa a água ficar em uma temperatura que dê para tomar banho.
  4. Tome seu banho normal e depois disto tome o de rosas brancas, que por ser uma erva morna pode-se usar na cabeça, principalmente se for filho de Iemanjá.

Receita 2:

  1. Em uma bacia com água, coloca-se as pétalas das rosas brancas e cobre-se com um pano branco;
  2. Este banho deve ficar do lado de fora da casa e pegar a luz da Lua por toda a noite;
  3. No dia seguinte tome seu banho normal e depois o de rosas brancas que vai estar bem gelado (alguns pais de Santo não gostam, mas pode-se se misturar um pouco da água do chuveiro neste banho e banhar-se da cabeça aos pés).

Este é um dos banhos mais conhecidos e usados quando recorremos a Mãe Iemanjá. Este banho promove a paz, o amor no coração, a limpeza do corpo espiritual, o ideal é toma-lo e ir para cama, mas se não for possível não tem problema.

Ervas de Iemanjá para defumação

Ervas de Iemanjá para defumação
Alcaparreira

Em algumas casas de Umbanda, já existe uma defumação preparada para Mãe Iemanjá. Mas o ideal é que façamos a nossa própria preparação, assim como para os banhos o ideal é usar quantidades impares de folhas, nunca usar combinações em par porque uma erva anula a outra.

Existem algumas ervas, mas vou colocar aqui algumas:

  • Buchinha do norte;
  • Alcaparreira;
  • Maçã-de-cobra;
  • Erva de bicho;
  • Folhas coco-de-iri;
  • Pata-de-vaca;
  • Erva de Santa Luzia;
  • Alho;
  • Unha de vaca.

Escolha 3 ervas e coloque em um turibulo em cima de brasas de carvão vegetal, a defumação precisa ter muita fumaça, e para defumar comece do último cômodo da casa até a porta da frente.

Deixe as janelas e portas abertas, isto para dar a oportunidade de espíritos obsessores ou do mal que por ali estejam, de saírem sem se queimarem.

Saiba distinguir as ervas de Iemanjá, é importante!

Quando falamos de ervas, tanto para banho como para defumação, não podemos sair usando qualquer uma, isto porque as ervas são divididas em três qualidades:

  1. As quentes: Têm a função de queimar, derreter, diluir, extinguir os males e por isto nunca devem ser usada em banho na cabeça.
  2. As ervas mornas: que podemos usar na cabeça sem nenhum problema, porque a função é limpar e harmonizar.
  3. As frias: Que são usadas para curas no corpo e podem ser usadas da cabeça aos pés, com exceção da arruda que é uma erva quente, porém muito usada para curas, esta deve ser apenas colocada no local onde houver a necessidade, perna, braço, pés, enfim.

Lembrando sempre que devemos usar em número ímpar para que nenhuma erva se sobreponha ou anule os poderes de outras ervas.

Apenas para concluir…

Se não sabe qual banho deve tomar para se limpar e diluir energias negativas, tome um banho de sal grosso, este não pode ser jogado na cabeça, apenas do pescoço para baixo.

O ideal é tomar a noite e ir dormir, entretanto no dia seguinte você precisará tomar um banho de uma erva harmonizadora que pode ser de rosas brancas, camomila, erva doce ou apenas de alfazema ( colônia), pois o sal retira tanto as energias ruins como as boas, e para se equilibrar precisamos tomar um banho de harmonização no máximo até 12h depois do banho de sal.

Cada Orixá têm uma erva que lhe pertence, mas nem por isto deixam de usar ervas de outros Orixás quando houver a necessidade.

Espero que tenha aprendido tudo o que procurava sobre as famosas ervas de Iemanjá e sobre os seus poderosos usos na nossa vida.

Salve minha Mãe Iemanjá, Salve Ossanhe Orixá das folhas sagradas!

Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ervas de Exu
Ervas de Exu Agosto 30, 2019
Terreiro de Umbanda
Terreiro de Umbanda Agosto 29, 2019
Ervas de Iemanjá
Ervas de Iemanjá Agosto 29, 2019

Experimente todos os nossos oráculos online grátis.

 Jogo de Búzios

 Tarot dos Orixás

 Runas do Amor

 Tarot: Bola de Cristal