Orixá Protetor: Como saber qual Orixá me protege?

Início » Orixá Protetor: Como saber qual Orixá me protege?

Afinal tem maneira de como saber qual Orixá me protege? Qual será aquele poderoso protetor que está sempre ao meu lado?

Esta é a pergunta mais frequente de quem inicia na Umbanda ou Candomblé, depois desta a próxima é quem são os meus Exus?

Todos nós temos os nossos Orixás de cabeça, na verdade chamamos um de cabeça e o outro de ajuntó, alguns terreiros chamam de juntó ou ainda de adjunto, que quer dizer estar junto.

Por isto ouvimos nos terreiros por ai: Sou filha de Iemanjá com Oxóssi.

O que é um Orixá de cabeça?

O de cabeça geralmente é o rege nossas ações, o que comanda nossos passos, o ajuntó auxilia, eu chamaria de Pai e Mãe de cabeça.

Nos homens o que vem na frente é o Orixá masculino e o feminino fica como ajuntó nas mulheres o que vem na frente é o Orixá feminino e o masculino fica como ajuntó.

Mas nós ainda temos um Orixá que é ancestral, e este não muda em momento algum da sua vida, não importa o que faça. 

Em outras encarnações ele continuará sendo o seu Orixá ancestral o que na Umbanda chamamos de Ancestre.

Ao longo da vida, os Orixás vão nos ajudando no caminhar, às vezes quem assume a frente é um outro Orixá, que não é o seu de cabeça, mas naquele momento você precisa da força e ensinamentos dele, por isto ele está ali.

Você pode passar então por quase todos os Orixás que assumem em algum momento as posições de Mãe e Pai, mas não são.

No momento do seu nascimento já está determinado de quem você será, quais serão seus pais de cabeça.

Lembrando que o Ancestre nunca muda, será sempre o mesmo.

Eu vou mostrar pra você a como saber qual Orixá pertenço… Aliás, como descobri!

Vou dar um exemplo, eu sempre fui e sou filha de Iemanjá e meu ajuntó era Ogum, por muitos anos ele ficou comigo cuidando de mim e me ensinando muitas coisas, mas quando fui fazer uma oferenda aos meus pais, descobri que meu Pai era e é Oxóssi, e para ele que eu tinha que fazer oferenda, meu Ancestre é Iansã e sempre será.

Portanto eu tenho o auxílio direto dos três Orixás, mas todo filho de Umbanda ou Candomblé pode contar com o auxilio de todos os Orixás.

Como saber qual Orixá me protege, é possível?

Como saber qual Orixá me protege

Como saber qual Orixá me protege

Será possível descobrir de forma simples qual o meu orixá?

Dizem que se pode descobrir através do jogo de búzios, porém como dito antes, todos os Orixás nos acompanham em diversas fases de nossas vidas.

Pode acontecer que no momento do jogo um Orixá se apresente, porém não quer dizer que ele seja seu pai ou mãe.

A vivência e estudo na religião, além da sua sensibilidade e intuição, acabam por confirmar quem são seus pais.

O meu por exemplo foi confirmado por um Exu, eu acreditava ser filha de Ogum e na verdade sou filha de Oxóssi.

Os pais de santo da casa que você frequenta também tem condições de lhe afirmar quem são seus pais de cabeça, mas poucos, bem poucos podem afirmar quem é o seu Orixá Ancestre , isto porque é muito mais difícil, uma vez que todos os Orixás nos acompanham sempre.

Como descobrir meu Orixá pela data de nascimento?

Como descobrir meu Orixá pela data de nascimento?

Como descobrir meu Orixá pela data de nascimento

Infelizmente isso nem sempre é possível… Vamos passar a explicar!

A numerologia tem um papel importante em nossas vidas e já foi comprovado.

Através da numerologia podemos saber o que viemos fazer nesta vida, quais as dificuldades que iremos passar, pontos em nossa personalidade que precisamos melhorar, como será o nosso ano, quais as coisas boas que podemos esperar e quais as ruins que devemos evitar, porém confirmar nossos Orixás de Cabeça, não.

  • Quem nasceu em 27 de setembro, é filho dos Erês? 
  • Quem nasceu em 04 de dezembro é filha de Iemanjá?
  • Não.

Só através da prática da religião, do aprofundamento nos fundamentos e história é que você poderá saber quem são seus Orixás de Cabeça.

Minha personalidade pode dizer de quem sou filho?

como saber qual orixa pertenço

Um leitor perguntou. “Como saber qual Orixá pertenço sem ser pela data de nascimento?

É simples, através das características e da personalidade.

Será que é possível descobrir qual orixá nos protege pela personalidade?

Sim, a forma como você age, como se apresenta, as coisas que gosta e as que não gosta, pode dizer de quem você é filho.

A forma de cuidar das pessoas, de tentar auxiliar, o se importar com o outro, tudo isto pode levar a confirmação de seus pais.

Dizem que Mamãe Oxum é chorona e muito bonita, e que seus filhos são chorões e nunca aparentam a idade que tem.

Os filhos de Nanã, já são mais calmos e aparentam ter mais idade do que tem, se movem lentamente.

Os filhos de Iansã, são guerreiros, batalhadores, fortes por natureza.

E por aí vai, então quem conhece um pouco da história dos Orixás, e atua nas religiões afro, sabe identificar de longe a quem pertence aquela pessoa, por quem ela é guiada.

O que é um Orixá de frente?

O Orixá de frente é responsável por você nesta encarnação, você terá a aparência e alguns aspectos emocionais deste Orixá, como eu disse acima.

E ele atua no chacra frontal.

Uma pessoa que é regida pelo Orixá Xangô, odeia injustiças, e é na maioria das vezes são fortes, robustos, quase gordo, mas sem serem obesos.

Este Orixá de frente então é responsável por coordenar a vida junto com você, ele que lhe aconselha, que impede que faça o mal, que te livra de problemas sérios, mas não sozinho, temos ainda o ajuntó.

O que é um Orixá Ajuntó?

Como eu disse antes, é o que vem junto e atua no chacra posterior ao frontal.

A atuação deste Orixá está nas emoções e no reequilíbrio da energia.

No momento em que o filho perde a noção do certo ou errado, ou está passando por uma grande pressão e stress, este Orixá atua com suas características.

Essas características podem não ser a de acalmar, por exemplo um ajuntó em Iansã, vai reagir com fúria, com guerra, com explosão.

Mas a função dos dois é manter o filho equilibrado e a salvo de qualquer problema, até os causados por ele mesmo.

O que é um Orixá Ancestre ou Ancestral?

Estes seres divinos, acompanham o filho por toda a eternidade, também em pares, um será o dominante e o outro recessivo…

Mas sempre atuam juntos, assim como os pais de cabeça.

A função deles é ditar a natureza verdadeira do filho.

Por exemplo: um filho de Oxóssi que tem em seu ancestre Xangô, se sentirá muito incomodado com as injustiças, não que Oxóssi não se incomode, mas tendo o ancestre Xangô, este filho não irá sossegar até ver a justiça sendo feita.

Conclusão

Queria encerrar este artigo que ainda teria muito a ser dito, que só podemos confirmar nossos pais de cabeça, nossos Orixás regentes, estando dentro da religião, com o tempo e o estudo, logo cada um saberá o seu.

Quando não sabemos podemos nos considerar filho de Todos os Orixás, porque eles estão sempre se revezando para cuidar de seus filhos.

Já deve ter percebido que nem sempre é fácil encontrar maneira de como saber qual orixá me protege e me rege.

Mas perceba em você, por qual Orixá sente afinidade? Talvez este seja o seu.

Caso queira descobrir mais sobre o mundo da Umbanda e do Candomblé pode ler este artigo sobre a diferença entre Umbanda e Candomblé e este sobre o tridente de Exu.

Read More

2 Replies to “Orixá Protetor: Como saber qual Orixá me protege?”

  • Avatar
    Tih_Serenes says:

    hum, bem, não sou de umbanda nem de candomblé (por motivos pessoais… mas), um dia, pesquisando sobre São Sebastião, [um dos] santo(s) associado com a população LGBTQ+. e então, associado com São Sebastião por sincretismo, estava Oxóssi, e a minha afinidade foi tipo espontânea [em parte porque eu procurava por uma figura heroica negra pra “fugir” da mesmice eurocêntrica], pra além da arquearia, independência, astúcia e ligação com a floresta, não sabia explicar até pouco tempo o porque me identifiquei tanto com ele… até pesquisar mais sobre a personalidade dele, e tipo, boa parte de como ele e do que faz e do porque de fazer, bateu quase 90% comigo e a minha personalidade… dsa posso ser filhe de outro orixá e não saber [porque poderia se tratar de uma grande coincidência, sei lá] também por eu não estudar afundo dentro e me doutrinar em uma das religiões em questão, porém… não sei, gosto de bicho, de mata, procurar o que fazer sempre e nunca parar por nada, adoro criança e tenho uma paciência inexplicável com elas assim como, é “inexplicável” porque elas parecem gostar de mim mesmo sem me conhecer [li em algum lugar que crianças amam filhxs de Oxóssi – e, só como exemplo, modéstia parte, uma vez, eu tava na parada do ônibus, e uma moça tava com um bebê pequeninho no colo e assim que eu cheguei, a criança ficou sorrindo e eu ia de um lado pra outro na paragem e a criança ficava me seguindo com os olhinhos e rindo todo tempo, mesmo eu fazendo cara séria…]

    não sei, como eu disse: pode ser uma grande [e feliz] coincidência, sei lá…

  • Avatar
    Tih_Serenes says:

    assim como de todas Iabá-é, a que eu mais me identifiquei foi com Iansã, porque sempre gostei de mulheres fortes, independentes, guerreiras, batalhadoras [não que nem todas mulheres não sejam] e sempre gostei de tudo relacionado ao vento e ao mar, por isso, também me identifico com Iemanjá.

    e dentre todas, as que mais me identifico com as personalidades [seja por ser relacionada a sensualidade, a cor vermelha, ou a força, ou mesmo só por serem as mais lembradas e faladas principalmente fora das religiões que as cultuam] são elas [Iemanjá e Iansã] que eu mais me vejo proxime, porque, tipo, vejo partes “que seriam contribuições” de outras orixás femininas, mas não tanto quanto elas… dasdsa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ervas de Exu
Ervas de Exu Agosto 30, 2019
Terreiro de Umbanda
Terreiro de Umbanda Agosto 29, 2019
Ervas de Iemanjá
Ervas de Iemanjá Agosto 29, 2019

Experimente todos os nossos oráculos online grátis.

 Jogo de Búzios

 Tarot dos Orixás

 Runas do Amor

 Tarot: Bola de Cristal