Significado das cores das velas na Umbanda

Início » Significado das cores das velas na Umbanda

Antes de começar a falar sobre o significado das cores das velas na Umbanda, eu gostaria de dizer que, quando acendemos uma vela, não importa a cor.

Estamos acendendo para nós e não para os Orixás ou entidades. Eles não precisam de velas ou de qualquer outra coisa, mas nós precisamos.

O fato de acendermos uma vela, é que naquele momento estamos criando uma conexão com o plano espiritual e nos colocando na humilde posição de pedirmos ou de agradecermos.

Este, portanto é o nosso momento, é quando esvaziamos as nossas mentes de todos os problemas e fazemos uma oração e prol de algo que precisamos ou como disse antes, apenas agradecendo.

Para que servem as velas na Umbanda?

cores das velas na umbanda

Uma das grandes dúvidas das pessoas é saber para que servem as velas. Bem, isso é uma pergunta muito simples de responder.

As velas na Umbanda têm a finalidade de iluminar os caminhos dos consulentes, iluminar o nosso congâ e permitir que todo mal seja dissipado com a luz.

Quando acendemos uma vela, estamos pedindo por nós e não pelos Orixás. Em uma consulta, a vela firma o ponto da entidade que está em terra e tem a função de puxar para o ponto aberto todo o mal que está com o consulente, limpar sua áurea e fixar o bem na medida do possível.

Agora, cada Orixá tem uma vela com uma cor em específico. Essa cor deve ser usada consoante cada entidade e consoante cada trabalho. É por isso que é importante saber a sua cor e a sua finalidade.

Felizmente, vamos falar sobre todas elas logo de seguida. Veja qual pertence a cada entidade e ainda o seu papel de acordo com as suas cores.

Significado das cores das velas na Umbanda

Cada vela representa uma força que está relacionada ao Orixá ou entidade em questão.

Não é cor da vela que tem o significado, e sim para qual Orixá ou entidade ela está sendo oferecida.

A única vela que podemos dizer que serve para todos e tem o mesmo propósito é a vela branca. Essa vela significa a Paz! Quando acendemos uma vela branca, estamos pedindo por paz, por harmonia, misericórdia e amor em nossas vidas.

As outras cores estão relacionadas aos Orixás, que falarei em separado sobre cada uma delas.

Qual é a vela de cada Orixá?

Vela Branca: Oxalá, para pedirmos por paz, harmonia, misericórdia, amor, sabedoria 

Vela Azul Clara: Mãe Iemanjá, para pedirmos por harmonia, por fertilidade, paz no lar 

Vela Azul Escura: Mamãe Oxum, para pedirmos por amor, prosperidade, fortuna e uma boa gestação.

Vela Amarela: Iansã, pedimos por força e sustentação em nossas vidas e batalhas. Pedimos também para termos coragem de enfrentar o mal, e que o mal seja afastado de nossas vidas.

Vela Roxa: Nanã, para ela pedimos a decantação dos vícios e males que nos atingem, pedimos pela aceitação do que não pode ser mudado, pela calma em nossos corações e pensamentos.

Vela Vermelha: Pai Ogum, para ele pedimos que seja afastado todas as demandas de nossas vidas ou aquelas que podem ser afastadas, e as que não podem ainda, que tenhamos forças para lutar contra.

Vela Verde: Pai Oxóssi, para ele pedimos conhecimento, saúde, fartura, Oxóssi é o senhor da caça, para Ele pedimos que nunca nos falte forças para lutar e alimentos em nossa mesa.

Vela Marrom: Pai Xangô, para ele pedimos justiça, ajuda na solução de casos com a justiça, correção do que estiver errado contra nós, se formos merecedores.

Vela Preta: Exu, para Exu pedimos aberturas de caminho, forças contra o mal, proteção em nossas vidas e que nunca nos falte o trabalho para sustentar nossas famílias.

Vela Vermelha: também é usada para Pombo-gira, para elas pedimos a motivação, a vontade de vencer, o movimento, pedimos ainda que nossas vidas nunca fiquem paradas.

Velas de duas cores na Umbanda

Termos ainda as velas que são de duas cores, por exemplo metade preta e metade vermelha.

Estas velas são usadas para pedir por duas forças atuando juntas. Neste caso em especial, vermelha e preta ou preta e vermelha estamos pedindo a ajuda de Exu e Pombo Giras juntos, ou vermelha e preta Ogum e Exu, cada caso usa-se uma vela.

Existem 3 combinações possíveis que são para diferentes entidades. Confira elas logo de seguida.

  • Verde e Branca: Oxóssi e Oxalá
  • Amarela e Preta: Iansã e Exu
  • Preta e Branca: Pretos Velhos

Amarela pode seu usada também pelos Baianos. Como disse antes, vai depender da necessidade do consulente e da entidade que está trabalhando, para quem ela vai pedir ajuda, neste caso para qual Orixá.

Vela de 7 linhas da Umbanda

Antes de dar como concluído o tema do significado das cores das velas na Umbanda, existe ainda outra vela na qual queremos falar. Ela é a vela das 7 linhas da Umbanda, isto porque é composta por 7 cores diferentes.

Vela de 7 linhas da Umbanda
Vela de 7 linhas da Umbanda

É isso mesmo, são 7 cores que correspondem a diferentes entidades. Neste caso, cada cor tem um um propósito diferente.

Essa vela é utilizada para a realização de diferentes desejos, portanto pode pedir um desejo em cada dia da semana.

Cada cor tem um dia, por isso deve acender ela no dia da semana correto. Confira abaixo o dia correspondente a cada cor.

  • Laranja: domingo
  • Branco: segunda-feira
  • Vermelho: terça-feira
  • Amarelo: quarta-feira
  • Roxo: quinta-feira
  • Azul: sexta-feira
  • Verde: sábado.

Após acender a vela tem de pedir um desejo por dia em frente a ela. Esses desejos devem ser relacionados com a sorte, com o amor, prosperidade ou com outros aspetos da sua vida.

É uma vela multi-funcional com muito poder, apenas precisa aprender a utilizar ela corretamente.

A importância e o poder da vela branca na Umbanda

Vela branca na Umbanda

Como deve ter reparado, a capa do nosso artigo é composta por uma vela branca, isso não foi ao acaso.

Decidimos colocar a vela branca na capa do artigo pois ela é a mais importante de todas e uma das que tem um significado das cores das velas na Umbanda mais importante.

A vela branca pode ser utilizada para tudo. Ela tem o objetivo de atrair paz, sossego, serenidade e felicidade para a sua vida. Porém, pode usar ela para substituir qualquer outra vela.

É uma vela que serve para todas as finalidades e para acender a qualquer entidade. O seu poder é incrível e nunca se deve duvidar dele.

Então, na ausência de velas brancas, vermelhas, amarelas, roxas ou de qualquer outra cor, simplesmente acenda uma vela branca.

Últimas dicas importantes sobre o significado das cores das velas na Umbanda

Na Umbanda as cores das velas têm um significado diferente do Candomblé. Algumas cores que usamos na Umbanda para alguns Orixás, são usadas no Candomblé para outros Orixás.

Mas na Umbanda, tudo vai depender da necessidade do consulente e com quem irá se trabalhar.

Vale lembrar que a vela branca, pode ser usada para qualquer linha. Caso queira se pedir alguma coisa para Oxóssi e não se tem a vela verde, pode acender uma branca que fará e terá o mesmo efeito.

A mesma coisa podemos fazer para a esquerda, não tem uma vela preta ou vermelha e precisa da ajuda dos Exus ou de Pombo Giras, pode se acender uma vela branca, terá o mesmo efeito.

Isto porque a vela não é para Eles, e sim para você! Será o seu momento de parar e se ligar a espiritualidade e pedir por suas necessidades.

E ainda digo mais, se não tiver uma vela para acender, mas estiver com o coração puro e precisando de ajuda, é só pedi! Se retire por um momento, procure um lugar silencioso e faça seus pedidos e suas orações, você será atendido do mesmo jeito.

Não quero com isto tirar das velas a sua importância, quero apenas dizer que podemos recorrer a espiritualidade a qualquer momento e em qualquer situação. Se tiver a vela acenda se não tiver apenas mentalize e faça o seu pedido.

Gostou de saber o significado de todas as cores das velas na Umbanda e até no Candomblé? Acredite que elas tem poder, porém precisa ter muita fé dentro de você! Isso é o mais importante.

Axé para todos os filhos de Umbanda!

FAQ Geral:

Vela Branca

Oxalá, para pedirmos por paz, harmonia, misericórdia, amor, sabedoria.

Vela Azul Clara

Mãe Iemanjá, para pedirmos por harmonia, por fertilidade, paz no lar 

Vela Azul Escura

Mamãe Oxum, para pedirmos por amor, prosperidade, fortuna e uma boa gestação.

Vela Amarela

Iansã, pedimos por força e sustentação em nossas vidas e batalhas. Pedimos também para termos coragem de enfrentar o mal, e que o mal seja afastado de nossas vidas.

Vela Roxa

Nanã, para ela pedimos a decantação dos vícios e males que nos atingem, pedimos pela aceitação do que não pode ser mudado, pela calma em nossos corações e pensamentos.

Vela Vermelha

Pai Ogum, para ele pedimos que seja afastado todas as demandas de nossas vidas ou aquelas que podem ser afastadas, e as que não podem ainda, que tenhamos forças para lutar contra.

Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cigana Carmencita
Cigana Carmencita Setembro 28, 2019
Cigana Madalena
Cigana Madalena Setembro 28, 2019
Cigana Sulamita
Cigana Sulamita Setembro 26, 2019
Exu Caveira
Exu Caveira Setembro 26, 2019

Experimente todos os nossos oráculos online grátis.

 Jogo de Búzios

 Tarot dos Orixás

 Runas do Amor

 Tarot: Bola de Cristal