Quaresma na Umbanda

Início » Quaresma na Umbanda

Um dos temas mais controversos que temos vindo a observar na atualidade é a quaresma na Umbanda e a sua importância. Será que ela realmente existe? Será que devemos lhe dar importância? Como a praticamos?

Todas essas são perguntas válidas que vamos responder ao longo deste artigo. Vamos mostrar para você como é esta altura do ano, como a praticar e os cuidados que devemos ter.

Fique sabendo desde já que essa é uma altura bastante problemática. Existem muitas más energias no ar que podem entrar no nosso corpo, pelo que vale sempre a pena se informar.

Então, sem perder mais tempo, vamos avançar e revelar tudo o que precisa saber!

Como é a quaresma na Umbanda?

Apesar da Umbanda acreditar em um único Deus e em seu filho Jesus Cristo, ou seja, ser cristã, não seguimos os dogmas da Igreja Católica. Isto porque não somos católicos e sim Umbandistas.

Alguns centros de Umbanda, tendem a cobrir seus atabaques na quaresma. Enquanto outros nem trabalham. Simplesmente não existe uma regra quanto a isto, mas deveria ter.

Na quaresma, assim como no carnaval, somos atacados por espíritos do mal, espíritos que ainda não encontraram a luz. E nestes momentos é que precisamos estar mais atentos e com os trabalhos acontecendo toda semana.

Querem cobrir seus ataques, cubram mas continuem a trabalhar. Precisamos nestas épocas dos nossos protetores espirituais, dos nossos Pretos Velhos, Caboclos, Exus, precisamos de todos.

Vale sempre lembrar que a Quaresma foi instituída pela igreja católica e não por Deus ou por Jesus Cristo. Os homens, como sempre, fazem suas regras e as impõe.

Nós da Umbanda não precisamos segui-las, mas existem alguns terreiros e casas que seguem, isto pois seus pais de santo ou zeladores, foram católicos um dia, se não nesta vida, em outras.

Porque cobrir os santos na quaresma na Umbanda?

cobrir os santos na quaresma na Umbanda
Santo coberto na Igreja Católica

Você já se deve ter deparado com vários santos com as suas cabeças cobertas com panos. Isso é bastante comum de se observar e tem uma explicação bastante simples.

Algumas casas como disse, seguem alguns preceitos na Quaresma e um deles é cobrir os Santos as Imagens, no momento que mais precisamos, as imagens são cobertas.

Mas elas são cobertas porque na Igreja Católica, cobrir os Santos e com panos roxos, significa a demonstração do luto pela crucificação e morte de Jesus Cristo.

Na Umbanda algumas casas também cobrem seus Santos! Neste caso, com pano branco, mas com a mesma intenção, ou seja, uma forma de demonstrar o luto.

Na minha opinião, não é isto que Deus ou Jesus espera de nós. Acredito que se ao invés de cobrir os santos e parar os rituais, estivéssemos trabalhando em prol do próximo, seria muito melhor e mais honroso.

Mas enfim, este também não é um ato praticado por todas as igrejas, ou seja, não é obrigatório. Os padres podem ou não cobrirem as imagens dos santos.

Cuidados na Quaresma da Umbanda

Infelizmente, é preciso ter muito cuidado nesta altura. Devemos ter atenção a vários fatores que nos podem prejudicar verdadeiramente. Vamos passar a explicar logo de seguida.

A quaresma começa logo após o carnaval, e sabemos que durante o carnaval muitos espíritos trevosos estão a solta, provocando muitas desordens e obsessões. Neste momento é que precisamos estar com os terreiros abertos para combater estas invasões.

Devemos nos mantermos firmes e fortes em nossos trabalhos. É recomendado ao filho de umbanda que não participe do carnaval, mas não é uma proibição é apenas para manter suas forças e integridade.

Tem casas que só trabalham com Exus, outras só com Pretos Velhos, mas podemos trabalhar com todas as linhas nesta época, é a pratica da caridade guardada pela Lei Maior.

Então, tenha muito cuidado com a quaresma na Umbanda. Os espíritos do mal andam à solta e podem se aproveitar de qualquer um de nós. Para além disso, algumas casas e terreiros podem estar fechados, o que torna a situação ainda mais complicada.

É por isso que se fala tanto nesses cuidados que devemos ter.

Fechamento de corpo na Umbanda para a Quaresma

As casas que trabalham nesta época, usam este período para fazerem o fechamento de corpo dos seus médiuns e da assistência se quiserem.

Simplificando muito este ritual, fecha-se o corpo com cruzes feitas nas costas e nos ombros com a ajuda de uma navalha virgem. Além do banho e defumação para cada médium ou qualquer outra pessoa que queira fazer.

Podemos ainda usar um contra egun ( egun são espíritos que ainda não encontraram a luz e acabam por obsidiar uma pessoa), que é uma transa de palha da costa que se usa no braço esquerdo ou nos dois braços, depende da casa em que se trabalha.

Este fechamento ou contra- egun, serve para proteger o médium durante o ano todo. O contra egun é retirado assim que a quaresma acaba, e despachado conforme normas da casa.

Pode se fazer os dois rituais ou apenas um deles, que servirá para proteger o médium durante mais um ano.

Pois a quaresma, marca para nós Umbandistas o fim de mais um ano litúrgico.

A quaresma acaba quando?

Existe uma controvérsia a respeito do fim da quaresma.

Alguns acreditam que ela acabe apenas no domingo de Páscoa. Já outros que ela acaba na quinta feira antes da missa do lava pés ou então que ela termina na sexta-feira santa.

Respeito todas as opiniões a respeito do final da Quaresma. Para nós Umbandistas ela termina no domingo de Páscoa, mas que para nós significa apenas o fim de mais um ano litúrgico na Umbanda.

Agora cabe a você ver no que acredita mais e onde deposita mais fé.

Últimas dicas importantes

A quaresma para nós Umbandistas não tem o mesmo significado que para os católicos.

Enquanto eles estão preocupados em manter um luto de 40 dias pela morte de Jesus Cristo e proibir que se coma carne vermelha durante todo o período, nós estamos preocupados em trabalhar para a Lei Maior, com as nossas entidades, segurando ao máximo as ações dos espíritos obsessores que restaram do carnaval, já que a Quaresma começa após a quarta-feira de cinzas.

Podemos comer carne vermelha, mas têm os que não comem por opção, podemos usar roupa de qualquer cor, mas têm os que preferem usar apenas o branco durante uma boa parte do tempo.

Outros fecham seus terreiros e vão fazer retiros espirituais, enquanto deveriam estar aqui trabalhando com suas portas abertas para enfrentar o mal e ajudar aos que precisam.

Enfim, ainda não existe uma regra Umbandista com relação a quaresma, cada casa e cada Pai de Santo, trabalha da forma como aprendeu e a partir daí vão ensinando de forma empírica aos seus filhos, que por sua vez farão a mesma coisa.

Até que todos um dia se conscientize, que não podemos nos dar ao luxo de não trabalhar no período da quaresma, que nossos tambores precisam ser tocados e nossos cantos ouvidos.

Então, a quaresma na Umbanda é e sempre será muito controversa. Cada um tem os seus costumes, as suas crenças e a sua maneira de festejar esta época.

Cabe agora a todos nós respeitarmos as decisões e as escolhas de cada um.

Salve a Umbanda!

FAQ Geral:

O que significa quaresma na Umbanda?

É um período em que demonstramos a nossa crença e a nossa fé a Jesus Cristo.

Porque cobrir os santos na quaresma na Umbanda?

Significa a demonstração do luto pela crucificação e morte de Jesus Cristo.

Como se proteger neste período?

Podemos nos proteger realizando um fechamento de corpo no terreiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ervas de Exu
Ervas de Exu Agosto 30, 2019
Terreiro de Umbanda
Terreiro de Umbanda Agosto 29, 2019
Ervas de Iemanjá
Ervas de Iemanjá Agosto 29, 2019

Experimente todos os nossos oráculos online grátis.

 Jogo de Búzios

 Tarot dos Orixás

 Runas do Amor

 Tarot: Bola de Cristal