Oferenda para Exu

Início » Oferenda para Exu

Falar sobre oferendas é sempre muito complicado, isto porque a oferenda para Exu vai depender da necessidade do consulente.

Não existe uma oferenda que sirva para todos, isto porque cada problema pessoal ou necessidade pessoal.

Envolve muitas coisas, Pai e Mãe de cabeça, quizilas (o que vai contra o Axé do Orixá), enfim, são muitas as variáveis, por isto sempre recomendo que antes de ofertar alguma coisa para algum Orixá ou entidade, pergunte aos mesmos o que deve ser feito.

Quando deve ser feito, onde deve ser entregue, a sua necessidade vai indicar o que deve ser feito.

Mas, vou falar um pouco de forma geral, não estou sugerindo que sejam feitas as oferendas que vou passar aqui, apenas como exemplo do que pode ser pedido pelo Exu que é o nosso caso neste artigo.

Lembrando sempre de quem for fazer a oferenda ou prepara-la, precisa antes tomar um banho de descarrego, que falamos em outro artigo sobre ervas e banhos.

5 Oferendas para todas as entidades

Sabemos que está procurando uma oferenda simples e direta para determinadas entidades. Então, decidimos revelar simplesmente elas de maneira simples.

Abaixo tem 5 oferendas, algumas para Exu Caveira, outras para Exu Tranca Rua e por aí fora. Basta escolher aquela que mais lhe agradar e realizar ela de acordo com as nossas indicações.

Oferenda para Exu Caveira

mocotó
Prato de mocotó

Oferenda para a prosperidade: cozinhe um mocotó com todos os temperos, como se fosse para você comer, tempere bem.

Retire o caldo do mocotó e misture com farinha de mandioca para fazer um pirão, e adicione mais temperos, cebola roxa, dendê, salsa, alho, cheiro verde.

Esta oferenda tem que ser entregue me uma árvore, nas raízes.

Acenda uma vela preta, pode-se colocar um pano preto para forrar o chão.

Oferenda para Exu Tranca Rua

Feijão fradinho
Feijão fradinho para oferenda

Aqui temos um exemplo clássico do que falo sobre oferendas, que Exu Tranca Ruas é este? Das almas? Das encruzilhadas? 

Dependendo do Exu o pedido e local de entrega será diferente, um receberá no cemitério, outro na rua, outro nas encruzilhadas, por isto a importância de passar em um terreiro antes de oferendar alguma coisa.

Esta oferenda é agrado de Exu Tranca Ruas: cozinhe um pouco de feijão fradinho e reserve.

Faça um padê (misture farinha de mandioca crua com pinga), coloque o padê no alguidar, por cima coloque as rodelas de cebola finas e depois coloque o feijão fradinho que já está cozido. Passe no dendê, sete bifes de boi e coloquem cima do feijão, coloque agora as sete moedas. A entrega deve ser feita em uma encruzilhada de Exu. Com a cachaça, faça uma cruz no chão, e deixe a garrafa aberta do lado da oferenda, acenda um charuto e deixe em cima da caixa de fósforos aberta.

Exu recebe oferendas de dia, mas está aqui deve ser entregue após as 21h de uma segunda feira.

Oferenda para Exu Tiriri

Esta oferenda é para abrir os caminhos materiais e para proteção.

Faça um padê (farinha de mandioca branca com dendê), coloque no padê mais camarões defumado, coloque o pimentão vermelho em pé no padê e depois coloque o bife. Entregar em uma encruzilhada com a vela branca, a cerveja no copo de barro e o cigarro, leve um maço de cigarros mas acenda apenas um. Agora faça além dos seus pedidos ou agradecimento por já ter conseguido.

Oferenda para Exu Mirim

Oferenda para Exu Mirim

Eles gostam de brinquedos, são crianças como os Erês, só que trabalham na esquerda junto com os Exus.

Eles gostam de sabores cítricos, mas podemos oferendar maracujá, ameixa escura, goiaba e manga, se a entrega for para uma menina então pode trocar as frutas por morango, limão, laranja, pêssego.

Para as meninas guaraná, para os meninos bebida alcoólica (a bebida vai depender do Exu Mirim).

Oferenda para Exu Sete da Lira ou do dinheiro

Cigarro para Exu Sete da Lira ou do dinheiro

No alguidar, enquanto faz a farofa de Exu com farinha de milho com azeite de dendê, já vá fazendo seus pedidos.

Coloque nesta farofa cebolas em rodelas passadas no azeite de dendê, assim como o bife também passado no dendê. Finalize com sete pimentas vermelhas.

Ofereça ao Exu da Lira e acenda um cigarro e sirva uma cachaça, deixe a caixa de fósforos na entrega, você pode colocar o charuto em cima da caixa de fósforos. 

Entregue em uma encruzilhada, faça seus pedidos e já agradeça.

Qualquer pessoa pode rezar uma oferenda?

Sim. Qualquer pessoa pode oferecer algo para uma determinada entidade, mas recomendamos que apenas o faça caso tenha sido solicitado.

Raramente vale de alguma coisa oferecer algo sem que isso tenha sido pedido, especialmente no mundo da Umbanda. Tal como já falamos ao longo deste artigo, recomendamos que tenha uma consulta primeiro.

Nessa consulta vai conseguir perceber as necessidades e vontades do Exu em questão e apenas após isso saberá o que deve e não deve oferecer.

Falamos isso, pois as entidades nem sempre querem a mesma coisa. Hoje podem querer charutos e amanhã podem querer uma peça de fruta. Então, tente realizar uma consulta antes de realizar uma oferenda.

A importância de uma oferenda

Volto a reforçar a importância de uma oferenda. Não podemos entregar qualquer coisa em qualquer lugar, mesmo que já tenha feito uma oferenda para o mesmo Exu.

Cada oferenda e local, leva em conta a necessidade do consulente, o que você fez uma vez e deu certo, pode não dar agora, pois as circunstâncias mudaram.

Por isto, antes de fazer as oferendas, passe por uma consulta com o Exu. Existem variedades de Exus Mirins por exemplo, cada um pode pedir o que mais lhe agrada, assim como é o caso do Exu Tranca Ruas, que pode ser Tranca Ruas das Almas e aí além dos elementos serem diferentes o local de entrega também será.

Oferenda é renovação ou reposição de energia! Se fizer alguma coisa errada, o resultado não será o melhor.

Na internet tem muitos feitiços e magias que garantem sucesso caso você faça, como se todos nós tivéssemos os mesmos fatores problemáticos, ou a mesma energia ou ainda a mesma necessidade.

Usam de uma formula única para fazer a sua vida mudar da noite para o dia. E não é assim que as coisas funcionam! Às vezes o Exu que te atende em uma consulta, não pede as oferendas para ele, e sim para outro Exu ou uma Pombo Gira.

O mais correto é que se passe em consulta e nunca faça sozinho uma oferenda ou magia, você pode perder o controle das coisas e o que era simples passa a ser complicado.

Laroyê Exus! Laroyê toda a oferenda para o querido Exu!

Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Experimente todos os nossos oráculos online grátis.

 Jogo de Búzios

 Tarot dos Orixás

 Runas do Amor

 Tarot: Bola de Cristal