Exus e Orixás correspondentes: De qual Orixá é o meu Exu?

Início » Exus e Orixás correspondentes: De qual Orixá é o meu Exu?

Certamente a grande maioria das pessoas já ouviu falar em Exus e Orixás, mas não sabe exatamente o que esses nomes representam. Para além disso, pouca gente sabe que existem Exus e Orixás correspondentes, ou seja, existem Exus de Xangô, Exus de Ogum, Oxalá e por aí fora.

É muito visível que muita gente, mesmo sem conhecer, percebe nesses nomes algo que devem temer, embora não exista motivo para isso. 

Outras, percebem nestes nomes algo a se conhecer afundo, buscando compreender o que significam, suas diferenças e semelhanças, assim como o que representam em suas vidas. 

A primeira coisa a se saber é que, ainda que muitos pensem ter o mesmo significado ou sejam a mesma entidade, é um pouco mais complexo que isso. 

Por exemplo, embora Exu possa ser compreendido enquanto um Orixá, isso não significa que é o único. 

Há muito a se entender a respeito dessas entidades, a fim de que seja possível significa-los de modo apropriado e respeitoso. 

O que são Exus?

Exus na Umbanda

O Exu é considerado, para a Umbanda e o Candomblé, como uma das principais entidades, sendo ele também um Orixá. 

Ele é o principal entre os Orixás, responsável por atuar entre o mundo dos homens e o universo espiritual, o que faz com que seja compreendido como um comunicador. 

Seus poderes são focados especialmente em áreas como o sexo, a união, a magia, a transformação e o fogo.

Muito comumente é relacionado a aspectos negativos, sendo considerado uma entidade maligna, mas em razão do desentendimento quanto a realidade desta crença

O Exu, enquanto entidade da Umbanda e Candomblé, é responsável por tornar positivo o laço existente entre os seres humanos e os demais Orixás. 

É uma entidade que está presente em cada um dos elementos da natureza, sendo multidisciplinar e muito poderoso.  

Os Exus e a natureza

De modo geral, o que se tem sobre ele é sua base na natureza, buscando contribuir para a comunicação humana e espiritual. 

Porém, em nível mais detalhado, observa-se que seu entendimento varia em pequeno grau a depender da crença que se baseia a discussão. 

Para a Umbanda, por exemplo, os passes que são dados por Exú para limpeza espiritual não são feitos pelo próprio Orixá, mas por Guias Orixás

Assim, são esses guias que se mostram presentes durante as sessões no terreiro, não o Exu Orixá. 

Outra diferença que a Umbanda traz é que, em sua crença, o Exu é considerado uma entidade que age tanto na luz quanto nas sombras, sendo, portanto, uma entidade de esquerda. 

Essa é uma das características que muitas pessoas usam erroneamente, atrelando-o como algo negativo. 

É importante compreender que, mesmo podendo agir nas sombras, Exu é o Orixá que mais fica próximo dos seres humanos e, desse modo, compreende o modo como a pessoa realmente se sente. 

Nada ruim acontece quando se sabe como lidar com este Orixá, tratando-o bem e buscando sempre manter uma boa vida conforme sua proteção. 

O que são os Orixás?

Orixás na Umbanda

Os Orixás são como os dedos de uma mão, algo menor e que forma um todo forte e eficiente. 

Ainda que sejam entendidos como entidades individuais são, na realidade, traços de um único ser, uma força única que é cultuada dividindo suas características. 

A esse deus, dá-se o nome de Orixá e, portanto, cada uma de suas partes agentes no universo são tidos como seus Orixás

Cada uma destas partes representa um Orixá, uma entidade que deve ser compreendida de modo muito distinto a outras religiões, tal como o cristianismo. 

Comumente religiões diversas cultuam seus deuses, os descrevendo como seres superiores e muito diferentes dos humanos. 

A compreensão dos Orixás, por sua vez, ocorre de modo bem diferenciado. 

Para a Umbanda e Candomblé, principais seguidores dos Orixás, essas entidades são compreendidas como uma mistura. 

São formados por partes divinas e também traços humanos, o que os torna mais próximos das pessoas, dada as semelhanças existentes.

Existe ligação entre os Exus e Orixás?

Será que existem mesmo Exus e Orixás correspondentes na Umbanda, tal como os Exus de Xangô, Exus de Obaluae ou até mesmo de Oxaguian?

Sim, se considerarmos o que é compreendido dentro das crenças do Candomblé e da Umbanda podemos entender a ligação existente. 

Uma vez que se compreende o Exu enquanto um Orixá, percebe-se como isto sendo a primeira ligação entre eles. 

Sabendo que os Orixás são como partes separadas de um mesmo ser divino e que Exus são uma dessas partes, e que, portanto, eles estão definitivamente conectados. 

O Exu é uma das partes, uma das entidades que formam o todo do Orixá, assim precisam agir juntos em prol de sua conexão com a humanidade. 

Essa conexão existe e é essencial para o envolvimento com os seres humanos, considerando que Exu é um dos Orixás que possui uma relação positiva conosco. 

Acredita-se que essa conexão é tão forte não só em razão de suas características similares ao humano, mas a sua ligação com o início de tudo, o mundo no qual hoje vivemos. 

Os demais Orixás, as outras partes desse todo, agem junto aos Exus – os guias do Orixá – realizando as manifestações desses seres. 

Exus e Orixás correspondentes

Existem uma série de Guias Exus, assim como de Orixás, os quais são considerados a depender da crença de cada linha espiritual. 

Acredita-se, por exemplo, que ao redor do mundo existam crenças baseadas em pelo menos 76 Orixás principais

Esses principais, são aqueles de maior poder e influência sobre os seres humanos, assim como Exu. 

No Brasil, 16 deles são considerados pela Umbanda, e muitos apresentam nomes populares mesmo para quem não é um seguidor destas religiões, tal como Oxóssi, Xangô e Ogum. 

Os guias Exus agem conectados aos Orixás aos quais correspondem e, portanto, considerando que cada pessoa possui um Exu que se mostra presente em sua vida, é possível compreender também a qual Orixá ele está relacionado. 

Observe a seguir as principais combinações entre Exus e Orixás, sendo os Exus apresentados na direita, seguidos por seus Orixás correspondentes.

Orixás e seus Exus:

  • Irokô – Irokô; 
  • Akesan – Oxumaré
  • Jeresú – Obaluaiê; 
  • Jeju ou Ijelu – Oxalufã;
  • Íjena – Exá; 
  • Ínã – Ipadê; 
  • Jinà – Oxumaré; 
  • Onã – Oxum, Oyá e Ogum
  • Ijedé – Logum; 
  • Ajonã – Ijexá; 
  • L’ókè – Obá; 
  • Lálú – Odé; Ogum e Oxalá;
  • Axanã – Ogum; 
  • Igbárábó – Yemanjá, Xangô
  • Arijídì – Oxum
  • Tiriri – Ogum; 
  • Tôpá/Eruè – Ossãe; 
  • Foki/Bàra Tòki – Oyá e muitos outros Orixás; 
  • Òró – Odê, Logum; 
  • Lajikí/Bara Lajiki – As porteiras, Oya e Ogum; 
  • Àlákétú – Oxóssi
  • Sijídi – Omulú, Nanã e vários outros Orixás; 
  • Langiri – Oxaguiã; 
  • Álè – Omulú

Como é possível observar através desta lista de combinações, os Orixás muitas vezes são correspondentes a mais de um Exu

Essa forte correspondência existente é apenas mais um fator que nos mostra a conexão que ocorre entre estes dois tipos de entidade. 

A compreensão do universo espiritual e dos modos como eles entram em contato com os seres humanos, auxiliando-nos não é uma tarefa fácil. 

É complexo compreender quais Exus e Orixás se correspondem, podendo ser difícil até mesmo entender cada um e suas particularidades. 

Muitos dos nomes descritos acima são velhos conhecidos da maioria das pessoas, outros não são tão conhecidos pela população em geral. 

São entidades mais reconhecidas dentro do contexto específico da Umbanda e Candomblé, mas isso não as diminui em questão de poder e influência espiritual. 

Compreender aspectos como qual é o seu Exu e quais Orixás são correspondentes a ele é algo que pode te auxiliar a ter uma vida de maior qualidade. 

Isso te permite ter maior conhecimento ao próprio respeito, a partir do entendimento do que essas entidades trazem para sua vida e para você, enquanto ser humano conectado ao universo. 

Gostou de conhecer os Exus e Orixás correspondentes? Agora já sabe quais são os Exus de Ogum, de Oxalá e até mesmo os Exus de Xangô!

Qualquer dúvida adicional, não hesite em comentar neste mesmo artigo.

Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Experimente todos os nossos oráculos online grátis.

 Jogo de Búzios

 Tarot dos Orixás

 Runas do Amor

 Tarot: Bola de Cristal