Início » Ervas de Oxum

Ervas de Oxum

Ervas de Oxum

Recentemente um dos nossos leitores perguntou-nos quais eram as melhores ervas de Oxum para fazer um banho. Bem, decidimos fazer bem mais que isso.

Preparamos um artigo completo com todas as ervas famosas desta mamã, juntamente com a sua utilidade para a nossa vida.

Vamos ensinar e mostrar quais são as melhores para banhos de descarrego, para defumações poderosas e ainda para amaci. Portanto, se procura conhecer mais sobre estas plantas e sobre as suas propriedades está no local certo.

Então, confira abaixo todas elas e aprenda a usa-las para melhorar a sua vida ainda hoje.

Quais são as ervas de Mamãe Oxum?

Antes de falar sobre as ervas de Mamãe Oxum, eu gostaria de dizer que as ervas são separadas em Quentes, Normas e Frias, e que te todo Orixá tem estes três tipos de ervas para trabalho.

E que podem recorrer as ervas de outros Orixás se for preciso.

E que cada erva atua com um verbo, os quentes por exemplo atuam com o verbo derreter, desfazer, aprofundar, expulsar e corroer.

Então, vai depender da necessidade do consulente qual a erva que sera pedida, para banho ou defumação do ambiente onde vive.

No caso desta Mamãe teremos as ervas:

  • Quentes: cipó cabeludo, cipó seda e buchinha do Norte (existem outras, mas estas são as mais usadas)
  • Mornas: alfavaca, calêndula flor, camomila flor, canela, carqueja amarga, catuaba, graviola folha, macela flor, manjericão, melissa folha, menta, pata de vaca, poejo, entre outras.
    • Estas ervas mornas atuam os verbos: prosperar, conceber, florescer, agregar, unir, aproximar, flexibilizar, melhorar, receber, etc.
  • Frias: malva cheirosa (rosa), rosas, erva doce, macela flor, melissa, patchouly, maça, entre outras.
    • Estas ervas frias atuam nos verbos: atrair, agregar, melhorar, receber, flexibilizar.

A indicação da erva a ser usada e como será usada, sempre será de acordo com a necessidade do consulente.

Para que servem as ervas de Oxum?

Ervas de Oxum Manjericão
Manjericão

Mamãe Oxum trabalhar na vibração do amor e da prosperidade, então suas ervas têm sempre como finalidade a limpeza espiritual que pode estar atrapalhando o consulente, descarga de más energias, mas podemos usa-las também para fixação de energias positivas, ou no caso de filhos de Umbanda os amacis , rituais ou ainda de iniciados.

Mas no geral, as ervas servem para afastar o mal o desfazer algo de ruim que está com aquela pessoa ou em sua casa.

Algumas podemos fazer chá e beber, como é o caso da camomila, erva doce, maçã ou a canela.

Mas volto a dizer tudo precisa ser orientado pelo Orixá ou entidade que está em terra, fazendo a consulta e atendimento.

Não use as ervas sem saber como, pois algumas não se pode jogar na cabeça, e outras podem trabalhar com a ordem psíquica do consulente.

 Ervas de Mamãe Oxum para banho

Todas as ervas descritas neste artigo servem para tomar banho, o que vai indicar qual tipo de erva e de que forma este banho será tomado é a entidade que está prestando do atendimento.

Por exemplo para um descarrego de energias nocivas e viciantes, como a presença de um obsessor ou o vício em drogas, pode ser pedido um bando de ervar quentes, e estas ervas não podem ser jogadas na cabeça, e sim do pescoço para baixo, pois o verbo atuante destas ervas é derreter, correr, desfazer, confundir, expulsar.

Então um banho de cipó cabeludo por exemplo só pode ser usado do pescoço para baixo e nunca tocar a coroa, ainda que o consulente não seja médium de Umbanda.

No geral estes banhos para descarrego forte, são usadas ervas de outros Orixás, como bagaço de cana, casca de alho, entre outros.

Ah e ainda uma orientação, banho deve ser tomado com número de ervas ímpar nunca em par, pois uma erva pode anular a outra, sempre ímpar.

Nos casos mais sérios de limpeza de descarrego o banho é feito com sete ervas e deve ser tomado por sete dias.

Agora os banhos de ervas mornas ou frias, servem para agregar, unir, aproximar, atrair, flexibilizar, melhorar, prosperar, etc.

Ervas como camomila flor, canela, erva doce, rosas, laranjeira folha, macela flor, melissa flor, maçã, manjericão, menta, etc, são ervas mornas e frias e podem e devem ser jogadas na cabeça, pois não existe o risco de se prejudicar a coroa, muito pelo contrário, fortalece.

Ervas de Mamãe Oxum para o Amaci

Acredito já ter falado sobre o Amaci em outro artigo, mas apenas relembrando o Amaci não é um banho que pode ser feito por qualquer pessoa.

Ele é feito apenas para os médiuns de um terreiro de Umbanda, pois sua função é fixar o Orixá regente a cabeça do filho.

Nem manipular as ervar o médium pode, tudo é feito pela Pai da Casa e para cada casa existe um preceito, ficar com o Amaci que são folhas de ervas maceradas na cabeça, enrolados em um pano branco, deitados em uma esteira por algumas horas, ou não precisam deitar, bastam ficar com a mistura de ervas no centro da cabeça com o pano amarrado.

Cada casa, faz o ritual do Amaci.

E as ervas que são usadas, são as ervas do pai ou mãe de cabeça, no caso de Mamãe Oxum todas ditas acima com exceção das ervas quentes que não podem ir para a coroa.

Mas podemos ainda usar o alecrim, o boldo e a rosa branca, que não formam mencionados nas ervas, mas servem a Oxalá e as Yabas (mães).

Apenas para concluir…

Quando falamos de ervas, estamos falando de fontes naturais de energias, que são não forem bem usadas podem nos fazer mal.

O único banho que podemos tomar sem medo algum é o de sal grosso que não pode ser jogado na cabeça e o de boldo, este pode ser jogado na cabeça.

O resto das ervas precisamos de orientação para não usarmos de forma incorreta que poderá até prejudicar quem usa.

Para fazer um banho de ervas, salvo orientações especificas dos Orixas ou entidades, devemos ferver a água para o banho e quando estiver já em ebulição, apagamos o fogo e colocamos as ervas dentro da água, abafamos com um pano branco e aguardamos até que as energias das ervas sejam passadas para a água, é quase o tempo da água ficar morna.

Há casos em que o banho fica do lado de fora da cada e passa a noite toda, tomando o sereno da madrugada e só depois é que se pode tomar o banho.

Por isto sempre digo e repito, não faça nada sem o aconselhamento de uma entidade ou Orixá, não sabemos de que forma usar aquela força da erva para nos ajudar, se precisa ser efusão, amassado, ou pernoitar, antes de se banhar.

Salve a nossa Umbanda e as ervas de mamãe Oxum!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *